[Arte de capa por Marco A. Pineda]

Em um artigo disponibilizado nesta terça-feira (11), paleontólogos anunciaram a descoberta de um novo dinossauro hadrossaurídeo, popularmente conhecidos como “dinossauros de bico-de-pato” por razões visualmente bem intuitivas. Mais precisamente, este animal pertencia à subfamília Lambeosaurinae, que inclui outros famosos dinossauros com crista, como o Parasaurolophus e o Corythosaurus. O novo animal foi nomeado como Tlatolophus galorum. Seu nome genérico é a junção de “tlatolli”, que significa “palavra” no idioma Nahuatl, e “lophus”, que significa “crista” em latim. O nome “crista de palavra” se deve ao formato de sua crista, que lembra o glifo para “palavra” na iconografia Asteca.

Os fósseis desse novo dinossauro foram descobertos na Formação Cerro del Pueblo, no estado de Coahuila, México. A cauda quase completa do espécime foi encontrada originalmente em 2005, mas apenas em 2013 uma expedição foi formada para extrair o fóssil. Conforme a escavação continuava, outras partes do esqueleto foram desenterradas. Ao final, os paleontólogos envolvidos no trabalho afirmaram que o fóssil se tratava do mais completo de um Lambeosaurinae já descoberto no México, com boa parte de seu crânio, cauda e outras partes do corpo preservadas.

Este dinossauro habitou a região da atual América do Norte entre 73 e 72 milhões de anos atrás, durante a época Campaniana do período Cretáceo. Como seus “parentes”, era herbívoro e provavelmente deveria ser um quadrúpede-facultativo (podendo andar tanto de forma quadrúpede quanto bípede). Sua característica crista era um pouco semelhante, em formato, à do Parasaurolophus, apesar de ser mais curta. Provavelmente, ela deveria servir como uma espécie de display, para identificar indivíduos da mesma espécie e/ou parceiros sexuais.

Crânio fossilizado de Tlatolophus galorum.

Fonte: RAMÍREZ-VELASCO, Ángel A.; AGUILAR, Felisa J.; HERNÁNDEZ-RIVERA, René; MAUSSÁN, José Luis Gudiño; RODRÍGUEZ, Marisol Lara; ALVARADO-ORTEGA, Jesús. Tlatolophus galorum, gen. et sp. nov., a parasaurolophini dinosaur from the upper Campanian of the Cerro del Pueblo Formation, Coahuila, northern Mexico. 2021.

Publicidade